Nos últimos cinco meses aumentou o número de carteiras de identidades (RG) emitidas pela sessão que atende aos pedidos na Delegacia Seccional de Polícia de Dracena. O crescimento é tanto para a emissão da primeira identidade quanto à segunda via deste importante documento.
A média mensal de emissão que antes era de 400 carteiras agora subiu para 600 na região e somente em Dracena de 150 para 250.
Jusmaride da Silva Santos, papiloscopista chefe da sessão de RG da Seccional, disse que os principais fatores que provocaram o aumento são as exigências dos cartórios que não aceitam mais os documentos (RG) descolados, sem a plastificação ou danificados e também pelo fato de as escolas estarem exigindo no ato da matrícula a carteira de identidade.
Ela explicou ainda que os países ligados ao Mercosul exigem para poder circular pela sua área, o RG com menos de 10 anos.
A sessão além de atender a população local e regional também está emitindo o documento para os presos das penitenciárias de Tupi Paulista, Junqueirópolis e Dracena.
Na sexta-feira, 17, à tarde, as estudantes Victoria Pavarin de Santana, de 10 anos e Maria Eduarda Pavarin Alves, de 11, estiveram acompanhadas de seus responsáveis na sessão de identidade solicitando a emissão do primeiro RG.
Jusmaride Santos, a chefe da sessão, disse que a emissão da primeira carteira de identidade é gratuita para qualquer idade sendo que no ato do pedido deve-se apresentar uma foto 3 x 4, certidão de nascimento ou de casamento original ou a cópia e um formulário a ser preenchido por um profissional despachante.
A emissão da segunda via é feita mediante o pagamento de uma taxa de R$ 30,21 que deve ser paga no Banco do Brasil.
Tão logo o pedido de emissão é feito através do formulário e a coleta das impressões digitais, o RG fica pronto no prazo de 20 até 30 dias.
Muitas carteiras que foram emitidas no ano passado já chegaram e estão à disposição de seus donos na sessão que fica do lado esquerdo da portaria da Seccional de Dracena.
Neste mês de janeiro, a sessão de identidade da Seccional de Dracena está atendendo a partir das 8 horas com o intervalo do almoço das 11 às 13 horas, mas no mês que vem volta ao normal das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira.