As aulas da EE 9 de Julho começam amanhã, 3, com um novo modelo de ensino – o integral. Essa escola é a única pertencente à Diretoria de Ensino de Adamantina há iniciar o ano letivo nesta primeira semana de fevereiro. As demais unidades estaduais retornaram as atividades no dia 27 de janeiro.
Para fazer parte do novo modelo de ensino, desde o segundo semestre do ano passado a Escola 9 de Julho vem recebendo melhorias na área interna e externa do prédio, como por exemplo, a adequação dos laboratórios que até então não eram usados por conta da má estrutura; sala de leitura que recebeu pintura e mobiliário novo; os banheiros que já contam com torneira temporizada e chuveiros para a higienização dos alunos após a aula de educação física; refeitório que recebeu adequações na parte elétrica; pintura em salas de aula, entre outras melhorias.
De acordo com a diretora Maria José dos Santos Salvador, as obras continuarão ao longo deste primeiro semestre, mas ela garante que isso não atrapalhará o rendimento escolar dos alunos, pois as obras maiores em salas de aula já estão prontas.
Os alunos do ensino fundamental irão passar cerca de 8 horas dentro das salas de aulas. Já os alunos do ensino médio, cerca de 9 horas, tendo em vista que são alunos que necessitam de mais atividades experimentais e uma maior atenção por conta do vestibular.
AULAS – Segundo a diretora da unidade escolar, os alunos do 6° e 7° do ensino fundamental e os alunos do 1° ano do ensino médio, voltarão às atividades amanhã, 3, a partir das 13 horas.
Os alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental, terão que comparecer na escola a partir de quarta-feira, 5, às 13 horas. Os alunos do 2° ano do ensino médio, também deverão ir à escola neste mesmo dia, porém às 7 horas.
Já para aqueles que estão no último ano escolar, as aulas começarão na quinta-feira, 6, a partir das 13 horas.
De 3 a 7 de fevereiro, os alunos terão a ‘Semana do Acolhimento’ com a participação de alunos que já atuam no novo modelo de ensino integral, dos municípios de Itapeva e Itapevi. Cerca de 30 alunos deverão estar presentes na semana do acolhimento, acompanhados de professores. Eles ficarão hospedados em hotel, na cidade.
O Acolhimento é um evento de cunho pedagógico em que jovens alunos que já vivenciaram o modelo de ensino integral, recepcionam os novos alunos e lhes explicam os conceitos, fundamentos e funcionamento da escola, promovendo dinâmicas de integração, autoconhecimento, reconhecimento dos sonhos e construção do projeto de vida.
Mais de 150 alunos desistiram de estudar na EE 9 de Julho, devido o novo modelo de ensino integral. Muitos deles optaram pela mudança de escola por precisarem trabalhar.