Algumas localidades de Dracena foram atingidas por um apagão na tarde de ontem, 4. Alguns moradores relataram a falta de energia que em determinados lugares chegou a permanecer por cerca de 40 minutos. Em alguns pontos do centro da cidade, houve apenas oscilações.
Clientes de uma agência bancária do município que aguardavam por atendimento, tiveram que ser dispensados pela falta de energia. De acordo com a Elektro um problema no sistema interligado nacional de energia, gerenciado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) provocou a interrupção no fornecimento de energia.
Aproximadamente 200 mil clientes da Elektro tiveram o fornecimento prejudicado. Uma anormalidade no sistema interligado provocou perda no suprimento de energia para parte da área de concessão da Elektro. Segundo a empresa, algumas subestações tiveram queda de frequência e foram desligadas por dispositivos automáticos de controle.
 José Ferrarezi, gerente de distribuição da Elektro da região de Dracena, informou que somente uma parte de Flórida Paulista e Dracena foram afetadas na região. 
O ONS confirmou o corte de energia elétrica nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, na tarde desta terça-feira. Segundo o Operador, o desligamento foi autorizado como forma de restabelecer a frequência do sistema.
NACIONAL – O apagão aconteceu um dia depois do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negar o risco de desabastecimento de energia, após dizer que o governo está trabalhando para elevar o nível dos reservatórios para minimizar temores de apagão e racionamento.
Lobão ainda informou que a situação dos reservatórios de hidrelétrica atualmente é melhor que no mesmo período do ano passado, porém, sem mencionar as medidas que estão sendo tomadas.