O prefeito José Antonio Pedretti, acompanhado do deputado Mauro Bragato, esteve em audiência sexta-feira, 7, na Secretaria da Saúde, com o secretário adjunto, Wilson Modesto Pollara e o coordenador estadual, Afonso Viviani e recebeu a confirmação de diversos pedidos para a Empresa Municipal de Saúde (EMS).

“Fomos contemplados com novos equipamentos e melhorias pelo Governo do Estado para a Empresa de Saúde que vão acelerar e ampliar os atendimentos da população de Dracena e municípios da região”, informa o prefeito.
Na reunião também estiveram presentes o presidente da EMS, Salvador Fontes Garcia e o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, Paulo Roberto Mazaro e o promotor de Justiça de Presidente Prudente, Mário Coimba.
De acordo com o prefeito, os pedidos que receberam a aprovação da Secretaria da Saúde para a EMS, são novos aparelhos de tomografia, litotripsia (para tratamento de cálculo renal e urinário), endoscopia e a ampliação da EMS para instalações de um novo aparelho de ressonância magnética que também está com pedido aprovado pelo Governo do Estado.
TOMÓGRAFO – Sobre o tomógrafo, Pedretti informou que a EMS possui um aparelho que foi adquirido há 17 anos e está sem condições de uso.
“Encontra-se praticamente ocioso, sucateado, porque o tempo útil já venceu, não compensa financeiramente fazer a reforma”, explica o prefeito. O novo tomógrafo na EMS, conforme Pedretti vai beneficiar a região.
“O objetivo da Secretaria Estadual da Saúde, é regionalizar os atendimentos, pelo Programa de Apoio às Santas Casas, lançado pelo governador Alckmin e na reunião, ficou acertado que Dracena vai estar integrada nesse plano de regionalização e com isso, vão aumentar os repasses para a Santa Casa e demais serviços de saúde prestados pelo município”, esclarece o prefeito.
LITOTRIPSIA – O prefeito informa que apesar da EMS já possuir um aparelho e não haver demanda reprimida na cidade e microrregião para os atendimentos de cálculo renal e urinário, a conquista de um novo aparelho vai representar um outro avanço na área da Saúde em Dracena.
“Hoje a EMS atende todos os municípios do Consórcio Intermunicipal (Cisnap), com o novo aparelho a cota de exames vai aumentar, assim como o repasse de verbas e pacientes de mais municípios serão atendidos, inclusive da Alta Sorocabana”, reitera o prefeito.
ENDOSCOPIA 24 HORAS – Na audiência ficou definido o repasse de um aparelho de endoscopia para funcionar 24 horas por dia, inclusive nos finais de semanas, o que também aumentará a quantidade de cotas para exames e repasse de recursos financeiros. “O plantão com esse novo aparelho será de importância fundamental para os casos de emergência, na região de Presidente Prudente, somente Dracena irá contar com esse serviço”, informa o presidente da Empresa de Saúde.
AMPLIAÇÃO DA SEM – Quanto à ampliação da EMS, para instalação do aparelho de ressonância magnética, o prefeito informa que expôs ao secretário-adjunto e ao coordenador regional de Saúde que o aparelho irá atender uma região com população de mais de um milhão de moradores e há pacientes na fila de espera há três anos para conseguir o exame.
“Tanto a liberação do aparelho como da ampliação da EMS tivemos avanços nas negociações”, conclui o prefeito.