Felipe Massa nunca teve muita sorte no GP da Austrália. Até a corrida deste domingo, eram dez largadas e seis abandonos. Mas o quarto lugar na primeira corrida de 2013 não chegou a empolgar o brasileiro, que teve chances de brigar pelo pódio. Ele admitiu que poderia ter tido uma posição melhor se não fosse um erro de estratégia.
Depois de uma boa largada, em que ganhou duas posições e pulou para segundo, Massa acabou voltando à posição inicial porque demorou demais para trocar pneus. Na 24ª volta, ele estava na liderança e tinha vantagem sobre Fernando Alonso e Sebastian Vettel. Mas os seus rivais pararam antes, e o brasileiro voltou atrás deles.
“Esse foi o problema maior da corrida. Eu estava em um ritmo bom, mais rápido que o Vettel. O Alonso resolveu parar antes, os outros carros também, e chegamos a pensar que era cedo demais, porque os pneus desgastam muito rápido aqui e isso poderia ser um problema no final da prova. Mas acabamos errando, e perdemos duas posições importantes”, lamentou Massa em entrevista à TV Globo.
Pelo rádio, Massa chegou a protestar com seu engenheiro Rob Smedley ao perceber que seria difícil alcançar novamente os líderes: “E agora, o que fazemos?”. Apesar do erro que o tirou do pódio, o brasileiro exaltou o começo positivo da equipe, com o segundo lugar de Fernando Alonso, e lembrou que não costuma ter bons resultados na Austrália.
“A chance de ultrapassar era muito difícil, até porque desgastava ainda mais os pneus. Mas, olhando para o que a gente fez, foi um começo positivo, ainda mais em uma pista em que eu nunca acertei. Foi um começo de campeonato positivo”, ressaltou Massa.
A prova acabou com vitória de Kimi Raikkonen, que, ao contrário dos pilotos da Ferrari, fez apenas duas paradas nos boxes. Alonso chegou em segundo, e Sebastian Vettel completou o pódio. A próxima etapa da Fórmula 1 será na Malásia, no próximo final de semana.