Muitas pessoas em 2013 adiantaram a compra do veículo zero quilômetro devido à previsão do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) anunciado para este ano. Num outro ponto do mercado, as lojas do setor de seminovos apostavam em um aumento nas vendas em razão do retorno do IPI e do reajuste na tabela de preços na linha 2014. Porém, o cenário não se desenvolveu conforme o esperado.
A reportagem entrou em contato com algumas lojas de veículos usados em Dracena para verificar o andamento das vendas nos primeiros meses do ano.
Segundo o vendedor de carros da loja Cobra Veículos, Douglas Valdir Scremin, as vendas desde o início de janeiro caíram cerca de 30%. Segundo ele, o motivo da queda foi a alteração recentemente ocorrida na tabela de financiamento. “Antigamente os veículos eram 100% financiados e agora os bancos precisam de uma entrada mínima de 20% para a aprovação do crédito”, informa Scremin.
O sócio-proprietário da N Veículos, João Ernesto Baccaro, avalia que o mercado se manteve estável desde o ano passado e também ressalva que os juros do financiamento estão sendo o grande vilão, impossibilitando os empresários a alavancar as vendas.
A comercialização do zero quilômetro também está devagar. De acordo com o gerente de vendas da concessionária Munich local, Marcelo Seixas, além do retorno do IPI as vendas diminuíram em razão do aumento das taxas de juros e reajuste nos preços da linha 2014. O gerente nota que o veículo zero ainda é a melhor opção devido às taxas de juros serem mais baixas com relação às dos veículos usados.
Por outro lado, o mês de janeiro começou bem para o gerente de vendas da Proeste, Gustavo Vicentini. Ele afirma um crescimento de 30% no primeiro mês do ano com a venda de automóveis novos e usados. Entretanto, no mês de fevereiro já houve uma queda de 15% com relação ao mês anterior. “O mercado de veículos está oscilando, fica difícil saber como será o próximo mês”, finalizou Vicentini.