A Justiça do Trabalho de Dracena possui 1.500 processos em trâmite e as perícias médicas, estão sendo realizadas em Dracena, Adamantina e Osvaldo Cruz. “Essas perícias são distribuídas aos médicos de acordo com o andamento dos processos”, informa o diretor da secretaria da Vara do Trabalho”, Edson Takeshita.
A vara trabalhista de Dracena possui três médicos para as perícias realizadas nas três cidades. “Às vezes acontece sobrecarga em Dracena, quando isso ocorre, as perícias são encaminhadas a Adamantina e Osvaldo Cruz e em casos necessários, solicitamos apoio a um médico em Presidente Prudente”, explica o diretor.
Os atendimentos em Dracena eram feitos por dois peritos, mas hoje o procedimento é feito por apenas um médico, Leonardo Levin. “Por isso, quando acumulam, as perícias são conduzidas a Adamantina e Osvaldo Cruz”, esclarece Takeshita.
São dois tipos de perícias médicas, a de insalubridade que é realizada no local de trabalho do reclamante (autor da ação) e a médica, que é feita no próprio consultório. “No processo em julgamento, o médico agenda a perícia e comunica a Justiça do Trabalho que intima as duas partes, o reclamente e o reclamado (réu)”, informa Takeshita.
Para ser perito da Justiça do Trabalho, é necessário que o médico faça curso específico na área. Além da parte médica, os processos trabalhistas envolvem perícias que são realizadas por engenheiros, especializados na área de segurança e técnicos na área contábil para realizar os cálculos financeiros que fazem parte dos processos.
Para as perícas na área de segurança, a Vara do Trabalho possui três engenheiros, um de Dracena, outro de Bastos e o terceiro de Presidente Prudente e na área contábil, há três técnicos em Dracena e outros dois em Adamantina e Osvaldo Cruz. A Vara do Trabalho de Dracena abrange mais dez municípios da microrregião.