Comprou um veículo e agora vai contratar o seguro? Escolher o seguro do carro não é um trabalho tão fácil. Os serviços devem ser bem pesquisados devido à grande concorrência que o mercado oferece. Mas antes de assinar o contrato existem informações que o interessado precisa conhecer. 

A primeira coisa a se fazer é procurar uma corretora credenciada que possua idoneidade. Verifique com conhecidos e amigos que já contrataram o serviço, empresas de qualidade que ofereçam informação clara e qualidade nos serviços que futuramente poderão ser prestados.
De acordo com o socioproprietário da corretora de seguros Nova Líder, Celso Ronaldo de Souza, as coberturas oferecidas em um seguro de automóvel têm como objetivo atender às necessidades dos segurados diante da possibilidade desses terem prejuízo em razão de danos causados acidentalmente pelo uso de seus veículos ou resultante de ação de terceiros. Então, o proprietário deve procurar um técnico habilitado e ser fiel ao preencher o perfil.
Souza ressalta que o assegurado deve cuidado ao preencher o questionário do perfil do motorista, no seguro de automóvel, com informações incorretas. Existem casos, por exemplo, que o motorista principal é sua esposa e não o seu filho de 19 anos, ou sendo o carro para uso do filho, informar que o mesmo dirige esporadicamente para pagar menos, o que em uma possível sindicância da seguradora em um eventual sinistro, fazer que ele perca o direito a indenização. “Deve-se verificar a cobertura de terceiros, danos materiais e corporais”, disse.
O condutor também precisa ficar atento e constatar se todas as coberturas requeridas estão no contrato. Souza ainda pontua que o assegurado deverá ter a apólice sempre em mãos para evitar futuras eventualidades.
A procura por seguros aumenta cerca de 20% a cada ano. Grande parte da procura se concentra nos últimos meses do ano em razão do período de férias.
Segundo César Antônio Dias Munis, socioproprietário da corretora Muniseg, o futuro segurado precisa fornecer todas as informações corretamente no preenchimento do contrato e a real situação de risco em que o veículo se encontra.
Munis observa que uma das formas mais eficientes de proteção do patrimônio é a contratação de um seguro. O profissional recomenda que, antes de segurar o veículo, o consumidor tem que avaliar com atenção os serviços solicitados e escolher a empresa que oferece os serviços que melhor atendem suas necessidades. “É necessário observar as condições do seguro antes de fechar negócio”, finaliza. 
ATENÇÃO – Se o condutor estiver bêbado, perderá todas as coberturas, inclusive para terceiros. Além disso, é crime previsto pelo Código de Trânsito, com pena que varia de seis meses a três anos de detenção, mais multa e suspensão do direito de dirigir.