O Centro de Educação Profissional “Francisco Graziano Filho” (CEP) foi credenciado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e autorizado a realizar análise de solo, com garantias do órgão estadual.
O resultado foi divulgado nesta última terça-feira (18) pela direção do IAC, que ofereceu uma chancela de qualidade nas análises realizadas pela escola em Dracena.
Márcio Antônio Rodrigues, técnico do laboratório, representou o CEP/UME na audiência realizada em Campinas e recebeu o certificado de garantia de análises.
O instituto que é considerado um dos mais importantes do mundo, o IAC certificou as análises de macronutrientes e granulometria para o laboratório de Dracena. A analise granulométrica é exigida pelo Banco do Brasil nos financiamentos agrícolas.
Segundo Ricardo Gutierrez Rufato, técnico do laboratório no CEP/UME, a análise de macronutrientes é essencial para conhecer a fertilidade do solo, sendo necessária para todos os tipos de culturas e visa ao equilíbrio dos nutrientes para se obter resultados positivos na agricultura e pecuária.
Já com a granulometria (análise física), é possível saber a composição física do solo, isto é, a dosagem de areia a argila existentes neste solo. Também visa a complementar a análise básica para auxílio na adubação.
“Hoje com áreas e solos degradados, é impossível se obter uma boa produção sem uma análise de solo”, disse Rufato.
“É uma conquista para Dracena e, principalmente, para o desenvolvimento do agronegócio na região”, disse Edson Kai, diretor executivo da Fundec, enfatizando que as análises feitas no CEP/UME em Dracena beneficia diretamente os produtores rurais.
Em cerca de quatro anos, já foram beneficiados produtores rurais de Dracena, região e do Estado do Mato Grosso do Sul.
O Centro de Educação Profissional “Francisco Graziano Filho” (CEP) é o único a oferecer o serviço de análise de solo na região da Alta Paulista e disponibiliza uma infraestrutura com laboratórios de última geração, inclusive com o equipamento espectrofotômetro de absorção atômica, de tecnologia alemã e americana, disponível em poucos laboratórios no País.
SERVIÇO: Informações aos interessados no telefone (18) 3821-9023.