Bastou pouco tempo para que a chuva que caísse sobre Dracena na metade da tarde de ontem, 28, causasse estragos e transtornos em alguns pontos da cidade.

Em uma loja de pneus, que fica em uma rua paralela a SP-294 (Rodovia Cmdt. João Ribeiros de Barros), parte do telhado do depósito foi arrancada pela força do vento, atingindo um poste de iluminação pública de concreto, que se partiu ao meio. Com o peso da estrutura, os cabos e fios interligados a outro poste, em uma borracharia também foi derrubado.
A reportagem esteve no local e conversou com alguns populares, que disseram terem ficado assustados com o ocorrido.
Próximo ao local, uma rua foi interditada após galhos e árvores caírem sobre a via, atingindo parte do telhado de uma casa. Os Bombeiros foram acionados e trabalhavam, ainda sob chuva, na remoção.
Na SP-294, próximo à balança do DER, várias poças se formaram as margens da pista com as águas da chuva, no sentido Dracena-Junqueirópolis, fazendo com que motoristas redobrassem a atenção ao trafegar pela rodovia. As obras no trevo primário da cidade foram paralisadas por causa da chuva.
Em alguns bairros, como no Palmeiras, o volume de água das chuvas invadiu terrenos baldios, levando muito barro para as vias. Ainda, em algumas ruas, o vento arrancou muitas folhas das árvores, gerando um grande volume de sujeira.
Conforme informações geradas pela Estação Climatológica da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Dracena, os ventos alcançaram a velocidade de 38,6 km/h às 15h30 de ontem, a mais alta do dia, considerados rajadas fortes.
Até o fechamento desta edição, pelo menos 65,2 mm de chuva haviam caído sobre Dracena. Lembrando que a estação climatológica da Unesp está localizada as margens da SP-294, fora do perímetro urbano.
Apesar dos estragos e transtornos, a chuva amenizou a alta temperatura que castiga há meses. Às 14h50 a temperatura havia alcançado sua máxima antes da chuva, com 30,1 graus, caindo para 28 graus, às 17h14, após a chuva. A umidade relativa do ar foi considerada boa, ficando em 72%.
Segundo o CPTEC/INPE – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a probabilidade de chuva é baixa hoje, 1º e domingo, 2. A previsão é de que se mantenha respectivamente em 5% e 30%. Já do domingo, 2, até a próxima terça-feira, 4, no feriado de carnaval, a probabilidade é alta, 80% para todos os dias em Dracena. A temperatura deve variar entre a mínima de 21 graus e a máxima de 32 graus.