Os atendimentos no Pronto Atendimento Municipal (PAM), durante o carnaval estão registrando um aumento significativo comparado aos demais períodos do ano. Chegando em média, desde sexta-feira, 28, à noite até ontem, 3, no começo da tarde, a 400 pacientes por dia.

Segundo informações no PAM, o fluxo de pacientes no pronto socorro vem aumentando há alguns meses, mas nos feriados prolongados, como nesse carnaval, a procura é maior, porque os postos de saúde dos bairros, como no Santa Clara, Jardim Brasilândia, Posto Central (Takashi Enokibara) e São Manoel estão fechados e só voltam a atender amanhã, 5, a partir das 13h.
Pacientes do município de Ouro Verde que necessitam de atendimento emergencial também estão conduzidos ao PAM. Outro motivo, segundo funcionários, pelo aumento na procura ao PAM nesses dias, é nos exames de pacientes que precisam feitos, a pedido médico.
No feriado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) não está realizando exames e os casos necessários, estão sendo resolvidos pela central de vagas, no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente.
O aumento nos atendimentos, de acordo com o PAM, são em todas as faixas etárias, crianças, com quadros de febre, idosos, normalmente com problemas de hipertensão e diabetes e jovens, boa parte por abusos no consumo de álcool. Nos últimos plantões, mais de 20 atendimentos foram registrados nas madrugadas, a maioria por excesso de bebida alcoólica.
A previsão é que o fluxo de pacientes continue alto até a quarta-feira, no começo da tarde. O PAM funciona 24 horas por dia e os atendimentos são feitos por dois médicos, enfermeiras e auxiliares.