O presidente da Câmara, Moisés Antonio de Lima, encaminhou na quarta-feira, 12, ao presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), deputado Samuel Moreira, o pedido para reativação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em Dracena. “O deputado que esteve em Dracena há poucos dias, esclareceu que irá tomar providências de imediato”, informou.

Na reunião com Samuel Moreira, Moisés esteve acompanhado do vice-presidente da Câmara, Milton Polon e o vereador Rodrigo Parra. “Moreira vai marcar audência com a superintendência do Instituto Médico Legal (IML) para solucionar o problema”, explicou o presidente da Câmara.
Moisés ressaltou que o prefeito José Antonio Pedretti estará participando da audiência no IML, em data ainda a ser definida. Pedretti também encaminhou ofícios aos deputados da região, Reinaldo Alguz, Ed Thomas e Mauro Bragato, solicitando apoio para que o SVO volte a funcionar em Dracena. “Samuel Moreira demonstrou sensibilidade e entendeu a situação, declarou que a dor da família com a perda de um parente já é grande, e que aumenta muito com a demora na liberação do corpo para fazer o sepultamento”, explicou Moisés.
Ele conclui informando que o presidente da Alesp garantiu fazer o possível para a reativação, o mais rápido possível, do SVO de Dracena. Moisés informou que pediu também, apoio ao deputado Bragato para resolver a questão.
SVO – O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) deixou de ser realizado em Dracena e para ser reativado é necessária a contratação de médicos especialistas, entre eles, um patologista. O SVO é para atestar mortes em casos de óbitos não violentos.
A suspensão do Serviço em Dracena torna obrigatório encaminhar os corpos para obter o atestado de óbito, ao SVO em Presidente Prudente, que funciona no Hospital Regional (HR), porém o horário de atendimento encerra às 19h e só reabre às 7h do dia seguinte. Situação que causa transtornos aos parentes que precisam velar e sepultar os corpos em Dracena e cidades da região.