Terá início no próximo mês (em data ainda a ser divulgada), a primeira turma do Programa Alimentos Seguro (PAS) Mesa, em Dracena. O programa tem como objetivo a implantação do conceito de segurança alimentar, orientando os empreendedores para as boas práticas de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos. O evento é direcionado a cozinhas industriais, restaurantes comerciais, bares, lanchonetes, merenda escolar, cozinhas hospitalares, catering, hotéis, motéis, spas e rotisseria.
O Programa visa orientar empresários que produzem ou comercializam alimentos para que ofereçam “alimentos seguros”, livres de contaminação e que atendam as legislações municipal, estadual e federal – Anvisa.
O PAS tem como papel principal contribuir para a implantação das boas práticas de fabricação, manipulação e distribuição de alimentos; oferecer alimentos seguros (com qualidade e confiabilidade) aos consumidores; reduzir os custos operacionais com a redução de desperdício, redução de retrabalho, redução do índice de reclamação de clientes; atendimento às legislações vigentes de cada segmento.
Também irá capacitar os participantes para as boas práticas, que abordam higiene pessoal, higiene do ambiente de trabalho, dos equipamentos e utensílios, armazenamento das matérias-primas, ingredientes e embalagens utilizados na fabricação, qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores, qualidade da água, controle de pragas e temperaturas adequadas dos alimentos.
Assim, será possível contribuir para a implantação das boas práticas de fabricação, manipulação, transporte e distribuição de alimentos através da avaliação de todas as etapas do processo, desde a compra de matérias-primas, recebimento, armazenamento, cozimento, refrigeração até a distribuição para o cliente e apoio na elaboração do Manual de Boas Práticas e dos Procedimentos Operacionais Padronizados.
A execução do programa pode levar até seis meses e o conteúdo visará identificar o problema, mostrar os perigos que afetam os alimentos, as boas práticas na manipulação de alimentos, os controles na produção e a implantação de boas práticas e análise dos pontos críticos de produtos.
SERVIÇO – Podem participar do Programa todas as empresas de alimentação fora do lar descritas acima. Com capacidade limitada, serão abertas inscrições para as sete primeiras empresas inscritas para participar do Programa. Para mais informações entrar em contato no Posto Sebrae de Dracena pelo telefone (18) 3822-4493. O Sebrae atende na rua Brasil, 1.420 – Sala 1. (Com informações da assessoria de imprensa)