A falta de cuidados ao executar trabalhos com aparelhos elétricos ou nas proximidades da rede elétrica pode oferecer diversos perigos. Devido à falta de conhecimento ou até mesmo muito vezes pela imprudência, acidentes domésticos acabam ocorrendo e alguns deles pode até levar a óbito.
Um internauta do facebook do Jornal Regional enviou imagens de um imóvel na rua Martin Afonso, localizado em frente ao Jardim do Éden, em Dracena, fazendo notar que fez os fios do poste de energia elétrica estão sendo utilizados como varal para pendurar peças de roupas. Foi possível observar até que são usados prendedores de roupas.
Para alertar a população sobre os riscos de acidente com a rede elétrica, a empresa geradora de energia, a Elektro, informa algumas orientações. O alerta se deve aos índices de acidentes fatais registrados no País.
Segundo dados, em 2011, 315 pessoas perderam a vida e em 2012 foram 293 mortes no Brasil, em virtude de acidentes elétricos. De 2011 a 2012, a média anual de acidentes registrados com a rede elétrica no País foi de 930 pessoas, sendo 326 fatais, 227 lesões graves e 377 lesões leves.
Mas, aplicando os mínimos cuidados de segurança, os riscos poderão ser minimizados ou até mesmo eliminados. Siga às orientações quanto à prática segura de atividades próximas à rede elétrica: Cabos Soltos – Sempre que for identificado algum cabo de energia elétrica rompido, ou caído no chão, seja acionado o serviço emergencial da distribuidora que atende a cidade, pelo telefone 0800 (ligação gratuita), ou pelo site www.elektro.com.br. Fusível – Quando um fusível derreter ou fundir, nunca o substitua por moedas, arames, fios de cobre, de alumínio ou qualquer outro objeto. Desligue imediatamente a chave e procure saber qual a causa do incidente. Troque sempre o fusível danificado por um novo, de igual amperagem e, se possível, troque por disjuntores, que oferecem maior segurança. Benjamim ou tomada tipo T – Todo cuidado é pouco. Vários aparelhos elétricos no benjamim sobrecarregam a tomada, provocando um superaquecimento dos fios que podem causar um curto-circuito. TV e aparelhos eletrodomésticos – Não mexa no interior dos televisores, mesmo desligados. A carga elétrica pode estar acumulada e provocar choques perigosos. Jamais use garfo, faca ou objetos metálicos em aparelhos ligados e só limpe esses equipamentos depois de se certificar de que eles estão fora da tomada. Desligue sempre a chave geral ao fazer qualquer reparo na instalação. Equipamentos eletrônicos sensíveis, como microcomputadores, precisam de proteção especial como, estabilizadores de voltagem, protetores contra descargas elétricas, entre outros. (Informações da assessoria de imprensa da Elektro).