O jovem dracenense Murilo Henrique Luiz, 17 anos, chegou a poucos dias dos Estados Unidos, após representar o País, como um dos jovens embaixadores, em Washington.
Na bagagem trouxe muita informação nova, amigos que fez no país norte-americano, além de realizar um sonho de conhecer um País e idioma diferente do seu cotidiano.
Murilo que embarcou no dia 10 de janeiro para Washington, ficou três semanas em solo norte-americano por conta do intercâmbio cultural ‘Jovens Embaixadores 2014’.
Ele ficou hospedado por duas semanas na casa de uma família no município de Tulsa, Oklahoma. “Eles me trataram como um filho e tinham muitas curiosidades sobre o Brasil, inclusive de Dracena”, disse.
Além das aulas, também participou de reunião na Casa Branca, conheceu pontos turísticos e pode desenvolver ações comunitárias como distribuição de alimentos as famílias carentes, através do Food Bank (Banco de Alimentos); fez companhia para idosos, em uma Casa de Repouso; ajudou pessoas sem teto e participou do projeto Juventude no Coração, responsável por cuidar de crianças carentes.
O dracenense contou que infelizmente não conheceu o presidente Barack Obama e tão pouco a sua esposa Michelle Obama, devido alguns compromissos pessoais das autoridades. Mas foi recepcionado na Casa Branca por um representante das relações públicas, entre EUA e Brasil. A surpresa em Washington veio quando logo nos primeiros dias, nevou na cidade. Com isso, Murilo aproveitou a oportunidade e desenhou, brincou e patinou no gelo.
O jovem que acabou de se formar no ensino médio, na EE Alfredo Machado, no Jardim Brasilândia salientou que está se escrevendo para o programa EducationUSA. Trata-se um programa do Brasil, em parceria com os Estados Unidos, com o objetivo de apoiar estudantes qualificados, mas sem condições econômicas no processo de candidatura para programas de graduação e pós-graduação, com o objetivo de buscar admissões e bolsas em universidades nos Estados Unidos.
“No momento estou tentando conseguir uma bolsa para estudar Relações Internacionais. Já tinha vontade de fazer esse curso, mas após conhecer realmente o país norte-americano, tive certeza que quero seguir esse caminho”, finalizou.
JOVENS EMBAIXADORES – O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores públicos e privados em ambos os países. Beneficiou com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, pertencem à camada sócio-econômica menos favorecida tem perfil de liderança, prestam serviço voluntário, enfim, são exemplos em suas comunidades.
A Embaixada dos Estados Unidos arcou com todos os gastos do jovem embaixador como: orientação pré-partida; custos com a implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.); hospedagem e alimentação; seguro-saúde para a viagem e auxílio para compra de roupas de frio.