Os funcionários da empresa de ônibus Expresso Adamantina aderiram à greve na manhã de ontem, 20, e devem permanecer por tempo indeterminado. A informação é do assessor do Sindicato dos Condutores de Dracena, Gilson Martins.
O principal motivo é a falta de pagamento de salário dos funcionários.
Segundo Luis Sapucaia, presidente do Sindicato dos Condutores, o pagamento do salário consta em atraso desde o início do mês. Ele ainda informou que uma assembleia realizada no último domingo, 16, decidiu a possibilidade de greve, caso o pagamento não fosse realizado até a quarta-feira, 19, notificando a empresa da decisão.
Na manhã de ontem, funcionários e sindicalistas tomaram a frente da empresa com faixas e de braços cruzados manifestaram a indignação.
Aldo José Barbosa da Silva, advogado do Expresso Adamantina, informou que os salários poderão ser pagos até hoje, 21. Porém, o advogado disse que os grevistas estão reivindicando outras propostas em um momento importuno, uma vez que, o acordo coletivo tem vigência somente em 1º de maio.
O assessor do Sindicato, Gilson Martins, confirmou as reivindicações e ressaltou que mesmo se o pagamento de salário for realizado, a greve irá continuar até que todas as solicitações sejam atendidas. Segundo ele, o acordo coletivo já pode ser discutido, visto que, já se encontra dentro do período de negociação desde o dia 1º de março.
O assessor ainda informa que além do pagamento e vale em atraso a categoria exige reajuste de 10% para os motoristas; reajuste de 23% para os cobradores; ticket alimentação ou retorno da cesta básica e a regularização de outras funções do motorista.
Gilson salienta que os motoristas acumulam funções que não são de sua responsabilidade e não recebem a mais por isso. “Um exemplo é a realização de entrega de bagagem para os passageiros. Caso venha ocorrer um extravio das malas, o motorista é quem paga”, pontua.
A paralisação afeta passageiros de Panorama a Tupã. Somente de Dracena a Adamantina 20 viagens (por dia) de ida e volta, são canceladas afetando inúmeros passageiros.