A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública informa que de ontem, 24, até o dia 28, sexta-feira, será realizada a Semana Estadual de Mobilização contra Dengue, com ênfase na divulgação de sinais e sintomas da doença e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, com o tema “Afaste o perigo da dengue eliminando os criadouros do mosquito”. O objetivo é promover um esforço concentrado e simultâneo de todos visando reduzir os níveis de infestação do mosquito e evitar a ocorrência de casos de dengue.
Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica percorrerá todos os bairros da cidade com carro de som alertando sobre os riscos da Dengue, serão distribuídos folhetos de sinais e sintomas de dengue nas escolas, postos de saúde, comércio e feira-livre.
Serão realizadas palestras nas Moacir Simardi e também no Colégio Anglo Cid. Na Escola Estadual Alfredo Machado além de palestra, será feita a atividade “Agente por um dia”, onde os alunos acompanham os agentes de controle de vetores em visitas as residências para aprenderem sobre o dia-a-dia desses funcionários que vistoriam os quintais e orientam os moradores para que não haja possíveis criadouros do mosquito da dengue e alertam sobre os sinais e sintomas da doença.
No bairro Emílio Zanatta será feito “Força Tarefa”, que consiste em um arrastão de limpeza, no qual, os agentes passarão casa por casa, orientando os moradores a retirarem qualquer material que não lhe sirva mais e que possa acumular água se tornando criadouro do mosquito da dengue, como: móveis velhos, garrafas, pneus, isopor, sucatas, plásticos. Todo esse material será colocado na calçada para que o caminhão recolha.
Esta semana tem o intuito de divulgar a população sobre o perigo da dengue, e a importância de eliminar os criadouros do mosquito, sabendo que no ano de 2013, Dracena registrou 248 casos positivos de dengue, e neste ano de 2014 apenas dois casos importados, ou seja, as pessoas contraíram a doença em outro município, sendo assim, Dracena não registra nenhum caso positivo da doença desde julho de 2013.
A Vigilância ressalta que a população deve fazer a sua parte, mantendo seus quintais limpos, entre outros cuidados.