A Turma do Bem em parceria com a Oral-B realizou ontem, 25, a maior triagem do mundo, pelo segundo ano consecutivo. O evento aconteceu em mais de 270 municípios do Brasil e em outros 11 países.
Em Dracena, a ação foi desenvolvida na Emefi Prof.º Waldomiro Machado, nos períodos da manhã e tarde. Trinta e cinco alunos de 11 a 17 anos passaram por uma triagem com 15 dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que verificaram as condições bucais de cada jovem.
Também foi preenchida uma ficha com dados da saúde bucal e condição socioeconômica da família. Após a triagem, será designado um profissional. O dentista atenderá em seu próprio consultório, cada aluno que fará o tratamento odontológico necessário, até que eles completem 18 anos de idade.
Segundo o coordenador do projeto Dentista do Bem em Dracena, Lélio Gustavo Barbosa Frazilli, no ano passado, o trabalho entrou para o livro dos recordes (Guiness Book) como a maior triagem de voluntários especializados, atendimentos de jovens e cidades atendidas no mundo. Ele ainda comentou que neste ano o próprio recorde foi superado. “A tendência do projeto é aumentar o número de atendimentos a cada ano”.
A seleção beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Os escolhidos receberão uma carta que os encaminharão para o consultório mais próximo da sua residência.
AÇÃO – A Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País.