Cerca de 40 moradores do Jardim Santa Clara se reuniram na tarde de ontem, 4, para palestra proferida pelo subtenente Marcos Bratifisch, do 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente, no Centro Comunitário Pedro Russo.
A ação denominada “Chama Segura”, visa à prevenção de acidentes domésticos envolvendo botijões de gás. Com aproximadamente uma hora de palestra, os moradores puderam conferir as formas corretas de se transportar, manusear e instalar o botijão de gás.
Além das dicas de segurança, o Chama Segura também engloba a substituição gratuita de kits de instalação de botijão composta por mangueiras, registros e abraçadeiras com o intuito de retirar de circulação equipamentos fora do prazo de validade e em condições inadequadas de conservação. Os kits têm validade de cinco anos e precisam ser instalados de forma correta. A falta de cuidados no manuseio pode gerar riscos e os equipamentos, quando fora do prazo de validade, ficam suscetíveis a vazamentos e possíveis acidentes.
O subtenente Bratifisch revelou que é comum encontrar nos domicílios mangueiras de gás vencidas com 5, 10 e até 20 anos após o vencimento. “Nosso objetivo é eliminar a hipótese de incêndios em residências por más condições de conservação do kit”, ressaltou.
A Campanha foi organizada pelo vereador Pedro Trabuco em parceria com a Liquigás.