A Associação Mulher Unimed de Dracena (Amudra) realizou no início de fevereiro parceria com a Associação de Valorização Humana (Avahu), com o objetivo de desenvolver o projeto ‘Vida Iluminada’ e oferecer suporte, inclusão social e melhoria de vida às pessoas com deficiência visual na região. 

A assistente social Rosana Lúcia da Silva, da Avahu informou que os assistidos têm a possibilidade de se reunir todas as quartas e quintas-feiras das 8h às 17h para realizar diversas atividades. Na parceria, a Avahu se compromete a colaborar na organização dos atendimentos pedagógicos, psicológicos, aulas de música, acolhimentos, artesanato e demais necessidades. Durante a mobilidade, período de descontração entre os assistidos, é oferecido refeições como almoço e café da tarde.
A Amudra oferece bengalas, lupas, biblioteca em braile, atendimento oftalmológico, através de médicos voluntários, máquina de escrever em braile, instrumentos musicais, passeios e festas comemorativas. Conta com mais de 35 voluntários associados, dos quais 25 são funcionários colaboradores da Unimed Dracena. Médicos cooperados colaboram com uma mensalidade, além da realização de desfiles e chás para a arrecadação de fundos.
Essas instituições têm a preocupação em atender as pessoas com deficiência em sua adaptação e readaptação à sociedade, preparando-as para exercer uma profissão de acordo com suas possibilidades. Trabalha com oficinas que possibilitam aos assistidos condições de realizar atividades da vida diária, auxiliando na parte neurológica, promovendo a inserção no meio familiar e social.
A Amudra é presida por Eliane Gonçalves de Souza e a Avahu por Vânia Camargo.