A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu reunião na terça-feira, 8, com os cooperados da Cotrares (Cooperativa de Trabalhadores de Resíduos Sólidos), responsável pela coleta seletiva na cidade, para anunciar benefícios que a administração municipal concederá aos catadores de recicláveis.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antenor José de Oliveira, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos determina que os municípios promovam a formalização das cooperativas existentes e a inclusão social dos catadores, tendo em vista que o serviço é de utilidade pública.
A partir de uma lei que será apreciada pela Câmara Municipal, a Prefeitura poderá fazer repasse de recursos à Cooperativa para recolhimento dos encargos sociais dos cooperados que lhes garantirão repouso semanal remunerado, férias, INSS, seguro de acidente, entre outros.
Outra novidade apresentada pelo prefeito Pedretti aos 25 trabalhadores é uma ajuda de custo mensal de R$ 444, destinada a cada um dos catadores. Atualmente, um catador consegue uma renda mensal de R$ 1 mil.
A Prefeitura também vai bancar as despesas com serviços contábeis, jurídicos e administrativos da cooperativa.