Terminou nesta quinta-feira, 10, a campanha nacional contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos. A Prefeitura de Dracena por meio da Secretaria de Saúde informou na manhã de ontem, 11, que 712 meninas foram vacinadas em 34 dias de campanha, o que resulta em 82,12% do público-alvo, mais que o esperado pela Secretaria.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, a imunização continuará sendo disponibilizada fazendo parte do calendário de vacinas da rede pública, podendo ser encontrada no Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30.
A segunda dose da vacina deve ser realizada após seis meses da dose inicial. Passados cinco anos, será aplicada a terceira dosagem. Após a realização das três doses, a vacina atinge 98,8% de eficácia. Aquelas que receberam a primeira dose da vacina nos meses de março ou abril deverão procurar o posto de vacinação novamente a partir de setembro deste ano para ter acesso a segunda dose.
Em todo o País, a vacina utilizada é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos do vírus HPV. A transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, como ocorre durante a relação sexual. Por isso, a indicação da vacina antes do início da atividade sexual garante maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o HPV.