Hoje, 16, logo pela manhã, na Praça Arthur Pagnozzi, os atiradores do Tiro de Guerra de Dracena participam junto a autoridades municipais de evento em comemoração aos 366 anos da fundação do Exército Brasileiro, em atividade coordenada pelo subtenente Dornelles, instrutor do TG. Após a solenidade cívica está prevista prova de cabo de guerra entre os atiradores, numa olimpíada.
Oficialmente o Exército Brasileiro comemorou na segunda-feira, 14, seus 366 anos de fundação com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Militar a entidades e civis e militares em cerimônia no Quartel General (QG) da Força Terrestre, em Brasília.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, ao término da solenidade, destacou a participação do Exército em diferentes frentes, desde as missões de paz sob a liderança da ONU até sua participação como força de pacificação de comunidades como o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. “Relembrar a data da Batalha dos Guararapes é muito importante.
DIA DO EXÉRCITO – É comemorado em 19 de abril. Esse ano, em função do feriado da Paixão de Cristo e da Páscoa, a Força Terrestre antecipou as festividades. A cerimônia teve início com a passagem em revista das tropas pelo ministro Amorim, acompanhado pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri. Na Ordem do Dia, lida pelo general Enzo, a história sobre a criação do Exército: “Nesse 19 de Abril o Exército celebra, trabalhando, seu aniversário de criação, cujo nascimento se deu no longínquo 1648 nos Montes Guararapes. Havia, naquela época, um território ameaçado pelo invasor; havia um sentimento de corresponsabilidade com a jovem Nação; e havia a grande vontade de um povo de se autodeterminar.” (Com informações Defesanet.com.br).