A vacinação contra gripe deste ano que foi iniciada ontem, 22, em todo o País, começará somente neste sábado, 26, em Dracena. A Secretaria Municipal de Saúde não soube justificar o motivo do atraso na entrega das doses das vacinas.
Em contato com a Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau, órgão responsável pela distribuição das vacinas em toda a região, a reportagem foi informada que algumas cidades na tarde de ontem, já estariam recebendo as doses, no entanto, não anunciaram quais seriam os municípios atendidos.
Jaqueline Maria de Souza, enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) de Dracena, disse que a Secretaria de Saúde foi informada dias atrás sobre um possível atraso. Com isso, a pasta optou iniciar a campanha somente no próximo sábado, uma vez que, as vacinas deverão chegar em Dracena nesta sexta-feira, 25.
A enfermeira da VE ainda alerta que a vacina não causa reação, porém é contra indicada para aqueles que são alérgicos a ovos, visto que, a dose é desenvolvida na proteína desse alimento.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe não foi adiada somente na região da Nova Alta Paulista. Cidades como Araçatuba, Penapólis, Andradina e Votuporanga também foram afetadas com o atraso. No cenário nacional, alguns municípios do Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Piauí também aguardam pelas doses de imunização.
POSTOS – A Prefeitura de Dracena através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública promoverá a campanha neste sábado nos seguintes postos e horários: Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara, das 8h às 17h; Posto Albert Sabin (São Manoel), das 8h às 16h30; Posto de Saúde Irene Kato (Jardim Brasilândia), das 8h às 16h30; Posto de Saúde Eduard Ligeris (Santa Clara), das 8h às 16h30; Supermercados Ikeda e Troyano São Francisco, das 8h ás 16h; Igreja do bairro Iandara, das 8h às 8h30; Praça Arthur Pagnozzi, das 8h às 12h; Posto de Saúde de Jamaica, das 9h às 11h; Posto de Saúde de Jaciporã, das 13h30 às 15h30; e ESF Jardim Jussara, das 8h às 16h.
De 28 de abril a 9 de maio as doses da vacina poderão ser adquiridas somente no Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 8h às 15h. Os interessados em receber a vacina que tenham problema de locomoção ou acamados poderão deixar nome e endereço no Posto de Saúde mais próximo, para que uma equipe se direcione até o domicílio.
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além das crianças, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, funcionários da saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.