No último sábado, 26, foi iniciada a campanha de prevenção contra a gripe em Dracena. Grande parte do público-alvo procurou os postos de saúde e pontos estratégicos de vacinação no município. Além da vacinação, a campanha de prevenção contra o câncer bucal intensificou ainda mais a movimentação.
Aqueles que não tiveram a oportunidade de se vacinarem no sábado, poderão se imunizar até o dia 9 de maio, no Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando a carteirinha de vacinação.
Na manhã de ontem, 28, uma grande fila se formou na sala de vacinação do Postão.
A Secretaria de Saúde disponibilizou equipes de profissionais para os acamados que não podem se deslocar até o posto de saúde.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, pede para que os interessados entrem em contato com a sala de vacinação pelo telefone (18) 3822-3151 e deixem nome completo para agendar a vacinação em domicílio.
No primeiro dia de vacinação, em apenas três horas de campanha em quatro dos 11 locais disponibilizados pela Saúde, mais de 1.200 pessoas já haviam sido imunizadas. Podem receber a vacina gratuitamente crianças entre seis meses e cinco anos de idade, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, doentes crônicos e trabalhadores na área da saúde. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar atestado médico para receberem a dose. A expectativa da Secretaria é de que 80% dos grupos prioritários sejam vacinados.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe sendo Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, com validade de um ano. A dose não causa reação, porém é contra indicada para aqueles que são alérgicos a proteína do ovo.
CÂNCER BUCAL – No sábado também houve a campanha de prevenção de câncer bucal. Foram realizadas cerca de 580 avaliações em todos os postos de saúde do município. Segundo o coordenador de saúde bucal, Marco Antônio Colman, no primeiro dia de inspeção não houve constatação da doença. Todos aqueles que perceberem qualquer tipo de ferida bucal, em especial os idosos, podem procurar qualquer unidade de saúde até o próximo dia 9. Colman pretende atingir dois mil atendimentos até o último dia de campanha.