A campanha de vacinação contra a gripe que terminaria na sexta-feira, 9, foi prorrogada no município. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na manhã de ontem, 12, que nova remessa de doses chegaria para atender a demanda de vacinações.
Na semana passada, a campanha foi suspensa em decorrência da falta de vacinas e apenas 57% do público-alvo havia sido imunizado.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, não soube informar até quando a campanha se estenderá. Segundo ela, o melhor a fazer é garantir a dose o mais breve possível, antes que termine novamente.
A meta da Saúde é imunizar no mínimo 80% dos grupos prioritários. A imunização é contraindicada para pessoas que tiveram reações alérgicas em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada a ovos de galinha e seus derivados.
De acordo com o último balanço realizado pelo Ministério da Saúde, até agora em todo o Brasil, as gestantes foi o grupo que menos compareceu aos postos de saúde para receber a vacina.
Além de proteger contra o vírus da gripe, a vacina pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias e mortalidade por complicação da influenza.
Fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, trabalhadores de saúde e do sistema prisional, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e doentes crônicos (como obesos, diabéticos e hipertensos).