O frio que chegou tímido a cidade, nesses últimos dias, está mais acentuado no período da manhã e noite, quando é necessário se agasalhar. Já à tarde, o sol forte predomina e o clima quente e abafado toma conta de Dracena.

Só se para ter uma ideia, a estiagem que já dura 21 dias (a última chuva significativa ocorreu no dia 23 de abril) tem deixado a umidade relativa do ar bem abaixo do esperado.
Na tarde de ontem, 13, estava em torno dos 34%, o que é um grande problema para aqueles que sofrem com complicações respiratórias. Nariz e olhos também começam a ressecar com a falta de umidade.
Além da falta de chuva, também pode ser observada fortes rajadas de ventos nos últimos dias. O problema é que os ventos fortes impedem que o tempo se estabeleça e forme chuvas na região.
De acordo com o site Climatempo, desde o início do outono, em 20 de março, três ondas de frio moderadas a fortes passaram pelo centro-sul do Brasil. A mais intensa até agora foi a do fim de abril e início de maio, quando houve recordes de frio no Sul, em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. Mesmo assim, o frio não foi intenso o suficiente para provocar geadas amplas e danosas para a agricultura do centro-sul do Brasil.
A previsão em médio prazo indica que uma nova onda de frio moderada a forte deve atingir parte do Brasil após o dia 20 de maio, com maior poder de resfriamento e possibilidade de provocar geada generalizada sobre o Sul.
A temperatura alta do mês de maio vem caindo gradativamente nos últimos dias, com a mudança de temperatura. A máxima de ontem foi de 32,2°C, às 15 horas, já a mínima tem ficado próximo a casa dos 14ºC a 17°C. A temperatura menor deste mês ocorreu no dia 10, com 13,3°C, segundo informações da estação climatológica do campus experimental da Unesp, que está localizada às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
Os próximos dias prometem cair à temperatura no início da manhã e durante a noite. A máxima não deverá ultrapassar os 30°C. De acordo com o site Climatempo, pancadas de chuva deverão aparecer somente neste sábado, 17.