Autoridades policiais de Dracena continuam trabalhando no inquérito policial iniciado no dia 8 de novembro do ano que passou. As diligências visam apurar os autores da atitude criminosa que invadiu a conta do Facebook do Jornal Regional e apagou a página vinculada ao Jornal que na época dos fatos tinha como endereço <facebook.com/jornalregionaldracena> 

O fato chamou a atenção da direção do Regional assim como toda a equipe e seus mais de 12 mil seguidores.
Conforme o departamento jurídico do Regional, o inquérito teve início na DIG – Delegacia de Investigações Gerais, porque naquele momento o autor era desconhecido. Identificada a autoria, está no Distrito Policial Central. O delegado de polícia Antonio Simonato preside as diligências nesta fase. “O caso está sendo tratado com rigor e aguardando documentações necessárias para dar prosseguimento as investigações”, explicou o delegado.
O departamento jurídico do Regional informa que para que os procedimentos não sejam prejudicados, haja vista que existem depoimentos que ainda não foram colhidos não serão divulgados nomes neste momento, porém, a origem do crime não deixou de ser surpresa pela conotação de deslealdade comercial.
Pontua ainda que a penalidade varia de três meses a dois anos de prisão, mais multa.
ENTENDA O CASO – O Departamento Jurídico do Jornal protocolou o pedido de abertura de inquérito policial que foi remetido ao Fórum local no dia 8 de novembro de 2013. A Justiça então quebrou o sigilo e solicitou dos provedores qual assinante era possuidor do IP (Internet Protocol), ou seja, o número do computador. Hoje já existe no inquérito a identificação do computador do assinante responsável pelo suposto ato criminoso.
Entre membros diretos e seguidores da rede social do Jornal atingia-se um público de aproximadamente 12 mil internautas, o que evidentemente prejudicando todo um trabalho jornalístico e comercial que tinha sido desenvolvido durante um longo período. O ato criminoso ainda prejudicou o importante serviço de informação prestado pela equipe de Jornalismo do Regional, fornecido via internet através da rede. Um serviço que jamais pode ser interrompido numa democracia – o direito a informar e ser informado.
A página no Facebook redirecionava ao conteúdo do Portal Regional oferecendo um canal de difusão, interação e proximidade junto ao leitor há mais de quatro anos. A agressão não só atingiu diretamente a equipe do Jornal perdendo todo um trabalho de divulgação comercial do Regional (banners, folders e portfólios), que sempre se empenha em oferecer as informações em primeira mão, mas principalmente os 12 mil usuários da rede social que voluntariamente curtiram a página para obter acessos as informações prestadas pelo Jornal Regional e ainda colaboravam com sugestões, críticas e comentários.
Após tal ato, o veículo de comunicação primando pela informação de seus leitores tratou de criar uma nova página no Facebook (/jornalregionaldedracena) com 3.516 seguidores. Curta, compartilhe, informa-se e comente.