A Coimma, líder absoluta do segmento de balanças e troncos de contenção para bovinos, lançou na última 21ª Agrishow, que ocorreu entre os dias 28 de abril a 2 deste mês, na cidade de Ribeirão Preto, o Tronco Robust. “Esse lançamento veio para mudar o paradigma sobre troncos com estrutura em aço”, afirma o diretor comercial da Coimma, José Otacílio da Silveira.
O equipamento traz inúmeras vantagens com relação à praticidade e acabamento do metal, mas mantém a tradição da Coimma de produtos robustos e resistentes, com uma estrutura em aço de alta resistência construída em um conceito de anéis soldados, promovendo a integração dos componentes e aumentando sua rigidez e resistência. As partes não soldadas são unidas por fixadores especiais que minimizam o afrouxamento dos parafusos reduzindo as operações de reaperto destes componentes com o tempo.
Todos os fechamentos laterais e portas do tronco, justamente onde os animais dão patadas, continuam sendo fabricadas com madeiras de lei, para evitar que os animais se machuquem e também evitam ruídos indesejados.
O tronco ainda possui um sistema de tratamento de superfície híbrido de fundo em primer epóxi de alto teor de zinco e posterior acabamento de tinta de poliuretano (PU) promovendo um máximo desempenho contra a corrosão (resistência de 800 horas sob névoa salina), seguindo a norma Petrobras N1550.
As guilhotinas no sistema duas folhas possuem um sistema de contenção, pescoço e vazio, com um novo formato anatômico indicada para os mais diversos tipos e portes de gado. As pescoceiras e vazieiras também são revestidas com uma borracha especial para melhorar a aderência no animal e evitar lesões. O sistema de movimentação desliza com o auxilio de rodas cônicas e buchas fabricadas com polímero de engenharia que facilitam o movimento e possuem alta durabilidade.
Outra novidade no Robust é o seu assoalho em borracha antiestresse (item de série) e nivelado, proporcionando conforto e segurança para o gado durante sua movimentação no tronco. “Além disso, o piso de borracha apresenta maior durabilidade com relação ao piso de madeira convencional”, reforça o engenheiro da Coimma, Tiago Comisso.
O lançamento na Agrishow foi um sucesso. “Acreditamos que esse novo tronco terá uma aceitação muito boa pelo mercado, uma vez que ele é muito fácil de operar, seguro e possui a principal característica dos produtos da Coimma: Robustez”, afirma José Otacílio.