Os técnicos das Unidades Técnicas de Engenharia (UTEs) desempenharam na manhã de ontem, 28, pesquisa em campo em fazenda próximo ao município, como parte da qualificação que a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional de Dracena promove nesta semana.

Os estudos em campo fazem parte do atendimento ao produtor rural em parceria com o Projeto Integra SP, que pretende recuperar milhares de áreas degradas e promover a revitalização, tornando as terras produtivas.
Aproximadamente 30 técnicos, divididos em quatro grupos, analisaram o entorno da propriedade e demarcaram as áreas. Todos estavam munidos de GPS, para calcular o volume de movimentação do solo.
Segundo o coordenador estadual, Mário Ivo Drugowich, a água da chuva ao invadir o solo resulta em grandes erosões contribuindo com o desenvolvimento das voçorocas e prejudicando terras cultiváveis.
No período da tarde, os profissionais voltaram às salas da Cati para fazer cálculos e debater o que foi aplicado em campo. “São somatórias de ações que irão resultar na melhor estabilização do terreno”, esclareceu Drugowich.
INTEGRA SP – O Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado atua na transferência de tecnologia para recuperação de áreas degradadas; controle de erosões; recuperação ou reforma de pastos; manejo racional de pastagens; uso intensivo da área; plantio direto na palha; Integração Lavoura-Pecuária (ILP); e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Os financiamentos serão obtidos por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), que disponibilizará duas linhas de crédito especiais: a linha de Subvenção para Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (RADGE), com teto de R$ 10 mil por produtor, pode ser utilizada em ações de correção de solo e controle de voçorocas; e a linha ILFP, que financiará desde o processo de adubação e cobertura de solo até a implantação de sistemas integrados de produção.