A vice-prefeita de Dracena, Célia Brandani, confirmou ontem, 29, que é pré-candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A convenção interna do partido, no próximo dia 15, em São Paulo, vai consolidar seu nome para concorrer nas eleições no dia 5 de outubro.
“Nesse dia, o partido vai definir todas as candidaturas no Estado”, informa a vice-prefeita. Apesar de a convenção estar programada para o dia 15, Célia tem garantida a vaga de pré-candidata na região pelo PT.
É a primeira vez que uma mulher se candidata a deputada na região. Célia aponta os motivos de ter sido escolhida pelo PT para disputar a eleição. O primeiro, é que o partido está se antecipando em concorrer com candidatos distritais, ou seja, representantes da região onde residem e atuam.
“Está em andamento no Congresso, a reforma política e uma das mudanças que está sendo discutida, é a implantação do voto distrital”, explicou, referindo-se ao planejamento do partido no futuro da política nacional.
Seguindo essa proposta de candidato distrital, Célia informa que em 30 municípios da Alta Paulista, denominada pelo partido de macrorregião, são dois pré-candidatos à Assembleia Legislativa pelo PT, a vice-prefeita de Dracena e o vice-prefeito de Tupã, Thiago Santos. Cada um vai desenvolver a sua campanha nos 15 municípios próximos de suas cidades.
Outro motivo apontado por Célia Brandani é o estatuto do PT que estabelece um número maior de candidatas. “As normas internam determinam ainda que um deputado estadual ou federal do partido, não podem ocupar o cargo por mais de três mandatos”, explica, salientando que o objetivo é a renovação nos quadros e abrir oportunidades para novas lideranças.
“Além disso, há a exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proporcionalidade nas candidaturas masculinas e femininas, que torna obrigatório o registro de mais candidatas”, reitera Célia.
Célia conclui informando que na campanha irá dobrar com três pré-candidatos a deputado federal do partido, Arlindo Chinaglia (que já é deputado na Câmara Federal), Ana Perugin que é deputada estadual e concorrerá ao cargo na Câmara e Andres Sanches, ex-presidente do S.C. Corinthians.
Antes da convenção estadual no dia 15, o partido fará na véspera, dia 14, a convenção municipal em Dracena.