Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Infantil (Emefis) de Dracena já estão preparados para comemorar a Copa do Mundo em grande estilo. Desde o início do ano, professores e toda a equipe escolar trabalham nas salas de aula com projetos relacionados ao Mundial.
Para que o projeto fosse aplicado de uma forma diferente, a Secretaria Municipal de Educação realizou sorteio de países entre as escolas para que cada unidade desenvolvesse seus estudos. Além da confecção de cartazes e pinturas verde e amarela, cada instituição ficou encarregada de realizar pesquisas sobre a cultura e tradição de países participantes da Copa.
A escola Amador Franco, em Jaciporã, aprofundou os conhecimentos e pesquisou assuntos sobre os Estados Unidos; Guilherme Tammerick, México; João Milan, Argentina; João Vendramini, Brasil; Luiza Rossa Ribeiro, Inglaterra; Moacir Simardi, Camarões; Ottília Braz Noguerol, Itália; Waldomiro Machado, Espanha e Sérgio Liberatti em Jamaica abordou temas sobre a Alemanha, além dos projetos AABB Comunidade que pesquisou mais sobre Portugal e Criança Feliz que estão aprendendo mais sobre os costumes do Japão.
O principal objetivo é fazer com que as crianças se inteirem melhor sobre os costumes de outros países, contou a diretora de projeto educacional, Rose Junqueira. Ela ainda informou que no dia 12 de julho, um dia antes da final da Copa, todas as escolas irão se reunir em uma única apresentação cultural no ginásio de esportes da Emefi João Vendramini.
FEIRA DE CIÊNCIAS – Além do clima da Copa 2014, cada Emefi promove a Feira de Ciências, com temas que estão sendo discutidos em sala de aula desde o início do ano letivo e de acordo com o que é estabelecido pelo Sistema Sesi de Ensino, que começou este ano. Diversos temas estão sendo discutidos como alimentação, dentes saudáveis e magnetismo.