No ano da Copa do Mundo no Brasil, as férias escolares para os 4,3 milhões de alunos da rede estadual foram antecipadas e marcadas entre os dias 12 de junho (amanhã) e 11 de julho, período em que as partidas acontecem.
O ano letivo que foi iniciado mais cedo este ano, em 27 de janeiro, encerra-se na segunda quinzena de dezembro, nas mais de cinco mil escolas estaduais de São Paulo. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei. Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 20 de outubro.
Em Dracena, as escolas estaduais são: 9 de Julho, Alfredo Machado, Isac Pereira Garcez e Julieta Guedes Mendonça.
Outra escola que adotou o calendário escolar especial é o Colégio Objetivo de Dracena. Segundo informações da própria escola de ensino particular, o recesso escolar será de 12 de junho a 11 de julho, sendo antecipado em duas semanas. O período de aulas terminará no dia 15 de dezembro.
SEM ADESÃO – Outras escolas e faculdades optaram por não fazer um calendário especial para o recesso escolar.
No Colégio Anglo-Cid as férias são de 1° de julho com retorno em 21 de julho. Na faculdade Unifadra o recesso escolar é de 3 de julho a 18 de julho. No CEP/UME o recesso começa no dia 1° até dia 25 de julho.
Na Faculdade Reges o recesso escolar irá de 26 de julho a 1° de agosto.
No campus experimental da Unesp de Dracena, as férias serão iniciadas no dia 12 de julho com retorno das aulas no dia 4 de agosto.
Nas escolas municipais o calendário escolar da cidade não será alterado para a Copa do Mundo, segundo o secretário Municipal de Educação, José Roberto Zarzur. O recesso escolar será de 14 a 25 de julho.