Os jogos de futebol, em especial a Copa do Mundo, sempre foram motivos de comemorações para o torcedor brasileiro. Sediada no Brasil este ano, as expectativas e os festejos são ainda maiores. Como toda boa confraternização, o evento envolve outras duas paixões dos brasileiros churrasco e cerveja.
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) na última semana lançou uma pesquisa sobre esses setores. O levantamento exibiu as perspectivas para o período de Copa do Mundo. Segundo a Apas, esse deverá ser um período de alta para o setor. Mais de 60% dos brasileiros consomem algo enquanto assistem as programações televisivas. Em um jogo de futebol, esse número chega a 88%, com alta principalmente em produtos relacionados a churrasco, cerveja e refrigerante.
Segundo a pesquisa, um torcedor consome 20% a mais de cerveja que um consumidor comum, ou seja, espera-se um crescimento de 37% nas vendas da bebida.
Na última quinta-feira, 12, os comércios especializados em festas (venda de bebidas) do município permaneceram lotados durante todo o dia.
Proprietários de açougues também comemoraram as vendas no primeiro jogo do Brasil. Em alguns estabelecimentos as vendas chegaram a crescer em até 40% e os comerciantes aguardam um aumento ainda maior para os próximos jogos da seleção. “O crescimento poderá ser gradativo a cada torneio”, contou um dos gerentes.
Existem ainda aqueles que fazem encomendas, por exemplo, da carne, para não correr o risco de ficar sem o corte favorito na hora da partida. A preferência dos dracenenses tem sido pelos carnes nobres como, alcatra, picanha, contra filé, além da clássica linguiça toscana. A tradicional costela bovina também foi muito requisitada chegando a vender seis vezes a mais em comparação aos outros dias da semana.
Paralelo a venda das carnes está à comercialização do carvão, pães (tipo francês) e frios fatiados. “A Copa do Mundo ajudou a reverter o cenário que estava estabilizado há alguns meses e que tanto preocupava o setor”, enalteceu um dos açougueiros.