A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciou neste mês de junho na Biblioteca Pública Municipal Professora Nilce Teresinha Arinos de Carvalho, o projeto Autor do Mês, com um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Joaquim Maria Machado de Assis.
No local, estão expostas as principais obras do autor, como “Ressurreição” (1872); “A Mão e a Luva” (1874); “Helena” (1876); “Iaiá Garcia” (1878), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba” (1891); “Dom Casmurro” (1899) e os contos “Papéis avulsos” (1882); “Histórias sem data” (1884), “Várias histórias” (1896) e “Páginas recolhidas” (1899), “Esaú e Jacó” (1904), “Memorial de Aires” (1908) entre outros. Alguns títulos estão entre os mais solicitados nas listas de vestibulares do país.
O projeto Autor do Mês tem como objetivo promover uma mostra informativa e bibliográfica de autores da literatura.
Os interessados em emprestar livros devem se dirigir a avenida Presidente Roosevelt nº.1533 com fotocópias de RG e comprovante de residência para efetuar cadastro e no mesmo instante já poderão utilizar os serviços da unidade.
SOBRE O AUTOR – Joaquim Maria Machado de Assis nasceu pobre e epilético. Era filho de Francisco José Machado de Assis e de Leopoldina Machado de Assis, neto de escravos alforriados. Foi criado no morro do Livramento, no Rio de Janeiro. Ajudava a família como podia não tendo frequentado regularmente a escola. Sua instrução veio por conta própria, devido ao interesse que tinha em todos os tipos de leitura. Graças a seu talento e a uma enorme força de vontade superou todas essas dificuldades e tornou-se um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. A partir do final do século 20, suas obras têm sido traduzidas para o inglês, o francês, o espanhol e o alemão, despertando interesse mundial. Trata-se de um dos grandes nomes do Realismo, que pode se colocar lado a lado ao francês Flaubert ou ao russo Dostoievski, apenas para citar dois dos maiores autores do mesmo período na literatura universal.