No último mês, foi lançado o livro Adubação e Manejo de Pastagens, pela editora Boreal, com autores de diversas universidades públicas renomadas e editado pelo professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp) de Dracena, Reges Heinrichs e Cecílio Viega Soares Filho, professor da Unesp de Araçatuba.
Na manhã de quarta-feira, 16, Heinrichs compareceu à redação do JR para falar um pouco mais sobre a obra, fruto do II Simpósio de Adubação e Manejo de Pastagens (Sampa) que costuma ser realizado a cada dois anos. As palestras proferidas foram transformadas em texto com adição de alguns assuntos que foram considerados importantes no contexto. O livro já vinha sendo trabalhado há cerca de um ano pelos autores, em busca de preencher uma lacuna que trata sobre a importância da adubação, fertilidade do solo e manejo da pastagem de modo integrado para produção sustentável econômica e ambiental.
Para Heinrichs, o livro atende um espaço que ainda está carente de publicações e de grande importância econômica para o Brasil. A obra está dividida em seis capítulos, elaborada por professores e pesquisadores de diversas universidades e institutos de pesquisa, abrangendo em 180 páginas os seguintes temas: “Adubação e manejo da pastagem em sistemas intensivos de produção”, “Nutrição e adubação de plantas forrageiras e pastagens”, “Fertilizantes nitrogenados estabilizados e de liberação lenta ou controlada em pastagens”, “Uso de micronutrientes em plantas forrageiras”, “Irrigação de pastagens: sistemas, utilização, manejo e produção” e “Estratégias econômicas em manejo de pastagens”.
O livro pode ser adquirido nos sites www.livroceres.com.br, www.pldlivros.cm.br ou no www.funep.org.br pelo valor de R$ 50. Reges agradece a colaboração do professor Cecílio, a Unesp Dracena pela oportunidade de poder desenvolver esse trabalho no setor da agropecuária e por cederem espaço para que pesquisas possam ser realizadas e também aos colaboradores que fizeram cada capítulo e se debruçaram para que tudo se tornasse realidade.
QUEM É – Reges Heinrichs é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em solos e nutrição de plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz, USP e doutorado em energia nuclear na agricultura pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Pós doutorado, livre docente em fertilidade do solo e fertilizantes pela Unesp. Professor/pesquisador visitante na Universität Hohenheim, Alemanha (2012). Atualmente é professor adjunto da Unesp campus de Dracena.