A frente fria que está avançando do sul do País começou a chegar em Dracena e região com chuvas na noite dessa quarta-feira, 23, e se intensificou ontem, 24, com a temperatura caindo para 14,7 graus no período da tarde.
Os registros são da Estação Climatológica do campus da Unesp de Dracena. Até as 16h de ontem, a estação indicava 21,6 milímetros de chuvas durante o dia, mas o tempo permanecia com nuvens carregadas e a chuva persistia.
Na quarta-feira à noite, o índice pluviométrico foi de 3,2 milímetros, acumulando 59,8 milímetros no mês. Desde a manhã de ontem, moradores de Dracena e região reforçaram os agasalhos e utilizaram guarda-chuvas e sombrinhas para se protegerem do frio e a chuva que permaneceu durante toda tarde.
Segundo o Climatempo, a previsão para a noite de ontem, 24, era de chuviscos. Para hoje, sexta-feira, a tendência é de sol com muitas nuvens durante o dia e temperatura chegando ao máximo de 21 graus e mínima de 12 graus.
Para amanhã, a previsão é de sol e pancadas de chuvas, com a máxima de 26 e mínima de 13 graus. Já para o domingo, 27, não há previsão de chuvas, mas na segunda-feira, 28, o tempo deve voltar a ficar instável.
CATI – De acordo com a Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) de Dracena, das 7h30 de quarta-feira até as 7h30 de ontem, choveu 2 milímetros, na área central da cidade.
Segundo o engenheiro agrônomo do órgão, Marcelo Soares de Sena, a chuva como vem ocorrendo, de forma contínua, sem pancadas, é benéfica para as culturas da região.
“É uma chuva que penetra no solo, não escorre como nas chuvas de verão, onde são intensas, mas com pouca duração e que podem prejudicar as plantações”, informa.
As culturas mais beneficiadas com as chuvas dos últimos dias, de acordo com o agrônomo, são as plantações em fase de floração. “Auxilia no desenvolvimento da fruticultura, como as plantações de feijão, e auxilia na recuperação da pastagem”, informa o agrônomo.