O Cartório Eleitoral de Dracena divulgou nessa terça-feira, 29, os números oficiais dos eleitores aptos a votarem no dia 5 de outubro em Dracena e no município de Ouro Verde, que pertence à Comarca. Dracena possui atualmente, 33.858 eleitores e Ouro Verde, 5.933.
O prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os títulos estarem prontos e entregues a quem requereu a inscrição (alistamento), ou transferência de domicílio eleitoral, encerrou nesse domingo, 27.
Mas de acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco, os novos títulos para quem se alistou na Comarca ou fez a transferência de domicílio, foram entregues até o dia 7 de maio, quando encerrou o prazo. “Os títulos são entregues em poucos minutos, logo após o atendimento do eleitor no Cartório”, explica.
2ª VIA DO TÍTULO – O único procedimento que o eleitor pode solicitar à Justiça Eleitoral, a menos de 70 dias das eleições, é a segunda via do título, para quem perdeu o documento. O prazo para requerer a segunda via encerra no dia 25 de setembro nos cartórios eleitorais dos municípios.
VOTO EM TRÂNSITO – De acordo com Auresco, cerca de 20 eleitores que não estarão em Dracena e Ouro Verde, no dia da eleição, se cadastraram para votar em trânsito (somente para presidente) em cidades com mais de 200 mil eleitores.
“Os cadastros para a votação em trânsito estão sendo preenchidos para várias cidades do país, Florianópolis (SC), Santos, São José do Rio Preto”, por exemplo”, informa o chefe do Cartório. O prazo para o cadastramento encerra no dia 21 de agosto.
Mas o eleitor deve ficar atento porque ao se cadastrar, automaticamente ele está desabilitado para votar em sua seção de origem, o que evita riscos de duplicidade do voto. Quem fizer o pedido, mas precisar cancelar o voto em trânsito, tem o mesmo prazo, dia 21 de agosto, para reverter o processo
MESÁRIOS – Foram convocados aproximadamente 600 mesários para Dracena e Ouro Verde e as suas nomeações pelo juiz eleitoral da Comarca estão programadas para o próximo dia 6.
FISCALIZAÇÕES DE PROPAGANDA – Auresco também faz um alerta para os candidatos e seus representantes na Comarca. “As verificações de eventuais propagandas irregulares estão sendo feitas diariamente”, reforça.
Entre as proibições da campanha eleitoral, está a fixação de cartazes ou banners de candidatos em locais públicos (inclusive em postes) e privados, distribuição de brindes como camisetas, bonés, canetas, brindes e cestas básicas.
Nas eleições desse ano serão escolhidos o presidente, vice-presidente, senadores, governadores, vice-governadores, deputados estaduais e federais.