O campus da Unesp de Dracena realizará nesta sexta-feira e sábado, 9, o Simpabov (Simpósio de Pastagens e Bovinocultura de Corte), promovido pela Unesp local juntamente com a APTA – Polo de Andradina.
A programação inicia na sexta-feira, às 8h30, com abertura e palestras no auditório da Unesp, com a presença de palestrantes de referência na integração lavoura-pecuária-floresta.
No sábado, ocorrerá a visita técnica na APTA de Andradina, com demonstrações a campo do sistema agrossilvipastoril implantado em 2012, utilizando eucalipto, soja, milho e capim-maradu.
De acordo com o professor Gelci Lupatini, o Simpósio dará ênfase na produção de gado de corte em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, tendo em vista, a sua importância na atualidade, viabilizando a recuperação de áreas degradadas, por meio do emprego de lavouras, espécies arbóreas para madeira e/ou celulose e pastagens, além do ganho econômico, bem-estar dos animais e grande capacidade do sequestro de carbono.
SERVIÇO – Os interessados em ampliar seus conhecimentos nessa área e visualizar resultados já obtidos com a implantação dessa técnica, deverão fazer a inscrição no site: www.dracena.unesp.br ou pelo telefone: (18) 3821-8200/ 8144.
PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira, da 8h às 8h30 ocorre as inscrições e entrega de materiais aos participantes; das 8h30 às 8h50, abertura do evento pela coordenação do campus; das 8h50 às 10h, palestra ‘Produção de carne bovina em pasto’ com Denise Baptaglin Montagner, da Embrapa Gado de Corte; das 10h40 às 12h, palestra ‘Utilização, potencial e resultados do sistema integração lavoura-pecuária, com o pesquisador e consultor Dirceu Luiz Broch, da MS Integração.
No período da tarde, das 14h às 15h20, palestra sobre ‘Implantação, produção e resultados econômicos do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, com Roberto Giolo de Almeida, da Embrapa Gado de Corte, e das 16h30 às 17h40, ‘Produção Animal no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta’, com o professor doutor Paulo Roberto de Lima Meirelles.
No sábado, das 8h30 às 12h, ocorrem palestras e demonstrações práticas no campo como culturas de grãos na integração lavoura-pecuária; uso da integração lavoura-pecuária-floresta; resultados da cultura do milho e da pastagem do projeto agrossilvipastoril.