O Dia do Soldado será comemorado amanhã, 25. Na cidade e região a data será comemorada. No Tiro de Guerra de Dracena haverá solenidade no período da manhã, com a participação dos jovens atiradores sob o comando do subtenente Valdoir Dorneles Marques.
Em Junqueirópolis, às 9h, na Escola Superior de Soldados, o evento será promovido pelo 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM-I), com a entrega de láureas e certificados aos policiais militares homenageados.
A DATA – O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto. Esta data foi escolhida em homenagem a um grande militar brasileiro (Duque de Caxias), que nasceu no mesmo dia, no ano de 1803, na Vila de Porto Estrela, Rio de Janeiro, hoje mais conhecida como Duque de Caxias.
Luis Alves de Lima e Silva era o seu nome verdadeiro e, como patrono do Exército do Brasil, lutou muito pelo Brasil, para defender nossos direitos, fazendo grandes conquistas.
Ainda muito pequeno, por volta dos 5 anos de idade, foi aceito como cadete, aos 15 anos fazia parte da Academia Real Militar. Aos poucos foi subindo na carreira militar, chegando ao posto máximo da hierarquia militar, como marechal.
O soldado é uma titulação militar. Quando um homem decide servir ao exército sua carreira se inicia neste posto. À medida que fica mais velho, mais experiente e atinge novas conquistas, seu posto vai subindo.
Existem várias escalas de soldados, porém os mais conhecidos são os do exército: infantaria – onde os soldados podem lutar em qualquer lugar, com diferentes armas, transportes, tentando conquistar e manter um território; cavalaria – onde os combates aconteciam com os soldados montados a cavalo, indo na frente da tropa, tentando descobrir informações sobre o inimigo, que hoje foram substituídos por transportes blindados; e artilharia – que fazem uso das armas de fogo, com lançamento de bombas e outros projéteis.
Existem ainda os soldados da marinha e os da aeronáutica, completando assim as forças armadas.
Os soldados do corpo de bombeiros também são importantes, pois são especialistas em salvar vidas.  (Com informações extraídas através de texto de Jussara de Barros – pedagoga Equipe Escola Kids).