No dia 15 de setembro, terá início a qualificação de detentas do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. A primeira penitenciária a receber os cursos é a de São José do Rio Preto. Na localidade, serão ofertados os cursos de camareira e atendimento pelo CEP/UME, unidade mantida pela Fundec.
Ainda neste ano, serão percorridas as penitenciárias de São José dos Campos, Araraquara, Franco da Rocha, Tupi Paulista, entre outras.
Serão ofertados cursos de formação inicial nos eixos de gestão e negócios, hospitalidade, produção cultural e design, informática e economia solidária.
Cada curso terá duração de 60 horas e será ofertado pela unidade CEP/UME, mantida pela Fundec. O objetivo é contribuir para a inclusão das pessoas em privação de liberdade, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho. As detentas inseridas no programa receberão qualificação profissional em vários módulos.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, disse que esta é uma conquista histórica para a Fundação, que se consolida como um dos principais parceiros do Governo do Estado de São Paulo.
“A Fundec com suas ações sociais reafirma a responsabilidade na formação humana e cidadã das pessoas, levando educação para que tenham novas oportunidades e um futuro melhor”, afirmou Kai.