Os moradores de Dracena e dos municípios vizinhos tiveram uma boa surpresa no domingo, 7, feriado da Independência do Brasil. A chuva que caiu em várias regiões do Estado amenizou o calor e a baixa umidade dos dias anteriores.
De acordo com dados da Cati, foram cinco milímetros de chuva somente na madrugada de domingo e mais 15 milímetros no decorrer do dia. O feriado foi marcado pelo tempo nublado, acompanhado de chuva fina, em boa parte do dia.
A mudança no tempo é causada pela umidade vinda da região da Amazônia. Entretanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas seguem altas e a umidade só melhora enquanto chove.
Após diversos dias de temperaturas mais baixas na madrugada em todo o Estado, os ventos mudaram de direção entre a noite de domingo e a manhã de ontem, 8. Essa condição transportou um ar de origem mais quente para a capital paulista e o interior, que não deixou a temperatura cair tanto. Além disso, uma frente fria que passou pela costa de São Paulo trouxe nuvens altas e médias para o céu paulistano. Essa nebulosidade atuou como um cobertor, impedindo que o calor se perdesse rapidamente durante a madrugada desta segunda-feira.
De acordo com o site Climatempo, essa semana será marcada pelo sol, temperatura em elevação e o ar seco que volta a predominar no Sudeste devido o posicionamento de uma alta pressão atmosférica nos níveis médios.
O número de dias de persistência deste sistema caracteriza uma situação de bloqueio atmosférico, ou seja, as frentes frias não conseguem avançar.
Somente na sexta-feira, 12, que uma forte frente fria consegue avançar e romper o bloqueio da alta pressão. Volta a chover na cidade de São Paulo e em boa parte do interior, onde há risco de chuva forte.
Nesta semana, a máxima deverá ser de 36°C na quinta-feira, 10, e mínima de 20°C hoje, 9. Chuva rápida deverá aparecer na sexta-feira, 12.