Há aproximadamente um ano, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dracena realiza treino de rua com alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), como forma de estimular o convívio social do indivíduo e melhorar seu comportamento em momentos e atos comuns do dia-a-dia.
Todas as terças-feiras, uma equipe de funcionários da Apae composta por professores, educador físico e auxiliar realizam passeio em diversos lugares da cidade visando o contato e a estimulação social. Os alunos visitam praças, ruas do comércio, lanchonetes, sorveterias e pastelarias.
Na manhã de terça-feira, 16, cinco dos 10 alunos que são assistidos atualmente na Apae, visitaram as dependências da Pousada Bom Samaritano para interagirem em um belo ambiente com flores, animais, árvores e lagos.
Segundo a psicóloga Regina Ueda, o treino de rua tem contribuído significativamente no desenvolvimento desses alunos. “As mães perceberam uma melhora no comportamento deles perante a sociedade. Antes da socialização, o comportamento em ambientes comuns era mais exaustivo tanto para as famílias quanto para essas crianças, e a cada dia simples ordens são obedecidas com mais frequência”, contou.
Como método de ensino, a Apae utiliza o programa Teacch que treina a habilidade dos alunos com autismo. Tem como objetivo ajudar a criança a crescer da melhor maneira possível, de modo a atingir o máximo de autonomia na idade adulta. É um modelo de intervenção que através de uma estrutura externa, organização de espaço, materiais e atividades, permite criar mentalmente estruturas internas que devem ser transformadas pela própria criança em estratégias e, mais tarde, autonomizadas para funcionar fora da sala de aula, com ambientes menos estruturados. O treino de rua faz parte de umas das atividades do programa Teacch.
AUTISMO – O TEA engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente como dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo com dificuldade na área de recepção e expressão, que se prolonga por toda a vida.