Ações que realmente mudam o mundo fazendo toda a diferença na sociedade. É com este lema que o cirurgião dentista Lelio Gustavo Barbosa Frazilli assim como outros 13 dentistas dracenenses participantes da ONG Turma do Bem, busca desenvolver dia-a-dia em suas vidas.
Frazilli representou Dracena na premiação da maior rede de dentistas voluntários do mundo, a Turma do Bem que esteve representante por seus participantes na cidade de São Bento do Sapucaí (SP) durante o mini-Davos, da saúde bucal, reunindo centenas de dentistas voluntários de dezenas de países diferentes, no maior evento sobre odontologia, voluntariado e empreendedorismo social do mundo. O dentista voluntário e coordenador regional Lelio Frazilli representou a cidade de Dracena pela segunda vez.
Ele tem clínica na cidade há 14 anos e integra a ONG há dois anos. Em Dracena, o idealizador do programa foi ele, porém ainda há a participação de outros 13 dentistas todos moradores da cidade.
O grupo assiste adolescentes na faixa etária dos 11 aos 17 anos, que não têm condições financeiras de passar por tratamento particular. Frazilli explica que todo o trabalho é iniciado a partir de uma triagem realizada junto à família e aos pacientes para comprovar realmente a necessidade. “Cada dentista participante da ONG adota um adolescente ou mais oferecendo a assistência bucal. Fazemos o tratamento que for necessário, como canais, cirurgias, próteses, tudo gratuitamente, como se eles estivessem sendo atendidos como um paciente do consultório”. Entre as ponderações para ser atendido é frequentar a escola.
Todo o custo gasto com os assistidos nos consultórios fica a cargo de cada dentista participante. Atualmente são assistidos no programa em Dracena, 50 pacientes. Frazilli ressalta que a ONG necessita de mais dentistas parceiros para fortalecer cada vez mais o trabalho.
No evento em São Bento do Sapucaí foi analisado todo o trabalho desenvolvido pela ONG em todas as localidades onde ocorre. Neste ano, entre os 15 mil dentistas participantes do programa espalhados em 14 países, sendo da América Latina, Portugal e México, foi destacada a atuação de 50 dentistas que irão estar a frente dos trabalhos da Turma do Bem durante um ano e o cirurgião dentista Frazilli é um deles, com isso, ele recebeu o título de embaixador da Turma do Bem nesses países.
A TURMA DO BEM – É a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 15 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica (este ainda não há em Dracena). Em 10 anos, impactou 50 mil jovens e 600 mulheres. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil replicabilidade e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a ONG ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation, tornou-se fellow da Ashoka e foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas. Aqueles que tiverem interesse em conhecer melhor podem acessar www.turmadobem.org.br, tanto dentistas interessados em ser parceiros quanto pessoas que queiram fazer doações em dinheiro a organização.