Com o objetivo de auxiliar o cliente bancário nos feriados do fim de ano, a Federação Brasileira de Bancos – Febraban esclarece sobre o atendimento e funcionamento das instituições financeiras no período de Natal e ano-novo. Os bancos não abrirão ao público nos dias 25/12 (Natal), 31/12 (último dia do ano) e 1º/1 (Dia Mundial da Paz). A Federação ressalta que 30 de dezembro será o último dia do ano para quem optar em realizar transações financeiras nas agências bancárias.
NATAL – Na véspera do Natal, amanhã, dia 24, os bancos estabelecerão horários especiais, seguindo a resolução n.º 2.932, que garante ao público um atendimento mínimo de duas horas. Os horários de funcionamento das agências bancárias serão: nas agências localizadas nos Estados com horário igual ao de Brasília-DF, o atendimento ao público será realizado das 9h às 11h. No dia 30 dezembro, as agências abrirão normalmente e realizarão todas as operações bancárias que estão disponíveis ao público. A Febraban esclarece que o dia 30 será o último dia útil do ano nas instituições financeira. Em 31 de dezembro, último dia do ano, os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de balanços. Não haverá atendimento ao público nas agências.
A Febraban destaca que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados poderão ser pagos no próximo dia útil (26/12 e 2/1) sem a incidência de multa. Normalmente, os tributos já estão com a data ajustada para o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
A Febraban também ressalta que a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
O diretor-adjunto de operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, lembra que, mesmo durante o feriado, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor.