A greve dos bancários, que já está sendo indicada a nível nacional, pode também ser aderida pela categoria de Dracena e da região. A informação é da subsede do Sindicato dos Bancários de Tupã em Dracena que abrange de Pacaembu a Panorama.
A indicação da greve será analisada em assembleia na próxima segunda e terça-feira, 6, a partir das 9 horas. Segundo o advogado Milton Cangussu de Lima, vice-diretor da subsede, há a indicação para a greve, mas quem decide se aceita ou não são os bancários.
Em outubro do ano passado, a greve atingiu 100% das agências bancárias de Dracena e da região.
FIQUE ATENTO AS CONTAS – O Procon orienta sobre os direitos do consumidor que não conseguirem efetuar o pagamento de suas contas com vencimento durante a paralisação. É importante que o consumidor fique ciente de que não liquidar a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, que saiba ser devedor, não o isenta do pagamento, se outro local lhe for disponibilizado para realizá-lo. Para não ser cobrado de eventuais encargos, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda aos consumidores que tenham contas com data de vencimento durante a paralisação a entrarem em contato com a empresa e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento (internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, etc.).
As empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento, diante deste quadro. Assim caso o fornecedor não disponibilize ou dificulte outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito.
O consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.
SERVIÇO – O Procon de Dracena atende junto ao paço municipal, na av. José Bonifácio. O Procon de Adamantina funciona na alameda dos Expedicionários nº 864 – próximo ao campus I da FAI. Ambos atendem apenas de segunda a sexta, durante o horário comercial.