O projeto de adequação e acessibilidade nas ruas e avenidas de Dracena está em fase final de implantação, com a previsão de ser concluído na primeira quinzena de fevereiro.
As obras de acessibilidade incluem rampas nas calçadas, guarda-corpos nas esquinas e pinturas de faixas de pedestres nas cores vermelha e branca para proporcionar maior visibilidade aos motoristas e pedestres.
O projeto começou a ser executado em agosto de 2014, com o prazo de conclusão em seis meses.
Para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef), de Dracena, a avaliação nos primeiros meses de funcionamento é positiva.
Segundo a presidente do Conselho, Any Kelli do Nascimento Silva Pelegrinelli, os primeiros resultados são verificados na redução de atropelamentos de pedestres na área central da cidade.
“Dezembro, que foi um mês de intenso movimento de pedestres e veículos nas ruas, não houve registro de nenhuma ocorrência por atropelamento”, afirma.
PROJETO – O prefeito José Antonio Pedretti aderiu ao Programa de Acessibilidade, do Governo Federal que prevê adaptações na área urbana para melhorar o acesso e interação social de deficientes físicos, como cadeirantes, visuais, idosos e crianças.
“Com adesão da Prefeitura, foi formado o Condef, que trabalha em parceria com o município e entidades assistenciais e é um órgão fiscalizador”, explica a presidente.
Para obter o repasse da verba investida na realização das adequações, a Prefeitura elaborou o projeto de acessibilidade, seguindo normas técnicas padronizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O projeto foi aprovado pelo Governo Federal, assim como o repasse de verba, R$ 251 mil para a execução das obras.
PONTOS CRÍTICOS – “Os pontos críticos para instalação dos guarda-corpos, rampas e faixas, foram definidos a partir de uma coleta de dados junto ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, dos locais com maiores registros de acidentes, como atropelamentos de pedestres e batidas de veículos eram mais altos”, explica a presidente.
“O Conselho está acompanhando as obras e apesar de controvérsias, os resultados estão sendo muito bons, a população começa a utilizar corretamente as faixas, uma atitude de cidadania e que está ajudando na mobilidade no centro”, reitera.
Sobre os guarda-corpos, a presidente enfatiza que o objetivo não é só auxiliar o deficiente visual, mas também incentivar o uso correto das faixas de pedestres.
O projeto prevê a instalação das rampas, guarda-corpos e pinturas de faixas em 274 pontos considerados estratégicos na cidade. “A acessibilidade é para todos, crianças, deficientes físicos, idosos e senhoras grávidas”, acrescenta.
INCENTIVO – Em Dracena de acordo com levantamento do Condef há cerca de 400 deficientes que serão beneficiados com o projeto. “Hoje os deficientes físicos não saem muito e quando o fazem estão acompanhados, assim que o projeto for concluído, faremos um trabalho para incentivá-los a sair mais de suas casas”, diz Pelegrinelli.
CRÍTICAS – Apesar de o objetivo ser melhorar a acessibilidade, há algumas críticas da população em relação ao projeto.
“Temos dois casos em que os ambulantes, proprietários de lanches, estão instalados de forma incorreta, os trailers que deveriam ser móveis, estão fixos e atrapalham tanto o motorista como o pedestre ao cruzar uma esquina”, aponta a presidente.
Esses ambulantes, de acordo com a representante do Conselho não recuaram os trailers como deveriam fazer e estão ocasionando problemas. “É o direito de ir e vir que está sendo violado, o pedestre que vai atravessar a faixa nesses locais, de repente, dá de frente com um veículo”, explica.
Segundo a presidente, esse problema foi levantado pelo Condef na execução das obras e foi encaminhado ao Ministério Público (MP).
Outra controvérsia é quanto ao tamanho dos guarda-corpos que estariam ocupando uma vaga de estacionamento de carros nas esquinas.
Pelegrinelli ressalta que o objetivo é que o condutor e o pedestre tenham uma melhor visibilidade nas esquinas, evitando riscos de atropelamentos.
“No momento ainda existem as faixas antigas, na cor branca, as vermelhas e brancas que estão sendo implantadas são mais largas e estão de acordo com as normas técnicas. Essas ficam mais no meio das ruas, em direção à rampa e do guarda-corpo do outro lado, oferecendo mais segurança nas travessias”, analisa.
Segundo Pelegrinelli, assim que o projeto for concluído, os condutores e os pedestres terão somente uma faixa, a vermelha e branca para utilizar. “As faixas não podem ser nas esquinas, devem estar situadas depois das rampas, dessa forma o motorista vai enxergar melhor o pedestre ao virar uma esquina”, diz.
Quanto aos estacionamentos de veículos sobre as faixas, a presidente informa que ainda ocorre, mas somente as vermelhas com branco estarão visíveis e ao motorista infrator está sendo avaliada uma forma de “punição moral”, conforme informa o Condef.
A presidente do Conselho explica ainda que até agora dois guarda-corpos tiveram a estrutura danificada. Um deles foi por causa de um acidente entre veículos próximo à igreja Matriz. “Se não tivesse a proteção lateral, a consequência poderia ser pior, provavelmente o carro bateria em uma árvore”, constata.
Segundo Pellegrinelli, a pintura das faixas quando o reforço for necessário, será feita pela Prefeitura e a forma de manutenção e reparos dos guarda-corpos, serão avaliados até a conclusão do projeto.