A Prefeitura realizou ontem, 12, de manhã, reunião para reforçar a divulgação da realização do Fórum Fotovoltaico de Dracena, que está programado para o próximo dia 24, terça-feira, às 8h. O objetivo do evento, de acordo com o prefeito José Antônio Pedretti, será apresentar aos presentes, à região e todo o País a importância do empreendimento para o município.
Pedretti ressaltou que a instalação das quatro usinas fotovoltaicas no município, vai ser um marco histórico para a cidade. “Vai trazer desenvolvimento, com a geração de aproximadamente 600 empregos diretos na construção da usina e indiretamente, de 30 a 40 empregos, por megawatts de energia produzida”, explicou.
Além dos novos empregos que a usina vai criar, há os investimentos que irão agregar ao investimento. “Muitas empresas estão ligando interessadas em vir para Dracena, a Matsuda (empresa de Álvares Machado), está firmando parceria com uma empresa do Japão para se instalar em Dracena, a Solatio (empresa espanhola responsável pelas usinas) está trazendo uma outra empresa da Espanha, em março, também com interesse em se instalar aqui”, enfatiza Pedretti.
Outras empresas da Europa também estão entrando em contato com a Prefeitura, interessadas no projeto de geração de energia solar, assunto que está refletindo no mundo todo.
“A falta de energia hidrelétrica no País, a seca e a escassez de chuvas que vem aumentando, estão se intensificando”, afirma o prefeito ressaltando o interesse em energias renováveis e limpa, como a energia solar. “Empresas de vários países estão querendo saber onde fica Dracena”, acentuou.
Os benefícios para a cidade abrangem ainda, aumento na arrecadação de impostos como o ICMS, ISS, além dos royalties que o município recebe com a produção da energia.
O prefeito salientou que entregou o convite do fórum diretamente ao governador Geraldo Alckmin, no último sábado, 7, em Presidente Prudente. “O governador se interessou muito e elogiou a iniciativa”, ponderou.
Os convites do evento também foram encaminhados à presidente Dilma Rousseff, ministros, deputados federais, estaduais, entre as várias autoridades estaduais e da União que estão convidadas.
GERAÇÃO – Pedretti informou que a instalação das usinas deve estar pronta até setembro do próximo ano e pelo contrato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a produção da energia elétrica deve começar em janeiro de 2017.
O secretário municipal da Indústria e Comércio, Luiz Vivaldo Schmidt, também enfatizou a dimensão da instalação das usinas solares. “Pode ser comparada com a chegada da linha férrea em Dracena no começo dos anos 60”, afirmou.
Para o secretário, as usinas vão incluir Dracena no contexto mundial de energia renovável.
O coordenador da Unesp, Paulo de Figueiredo acrescentou que a Unesp está apoiando tanto o Fórum como a iniciativa do prefeito na implantação das usinas no município. “A Unesp possui o curso de Agronomia e é o primeiro curso voltado para Bioenergia, a Universidade está inserida neste contexto”, explicou.
Estiveram presentes no encontro, realizado na Sala do Cidadão, secretários e diretores municipais, imprensa e convidados.