O prazo para o produtor rural se inscrever ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) encerra-se na próxima quarta-feira, dia 6, e segundo a Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) de Dracena, que abrange 16 municípios, até a última terça-feira, 28, 40% dos produtores da região haviam efetivado os registros ao Cadastro que é obrigatório para todos os imóveis rurais do País.
Segundo o diretor da Cati, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Pelozo, o atendimento aos produtores para adesões ao CAR mobilizou técnicos da Coordenadoria que auxiliam os produtores no procedimento.
“Por enquanto, o prazo não foi prorrogado e é possível que isso ocorra devido o aumento da procura pelos produtores nos últimos dias, portanto o prazo final está mantido para a próxima quarta-feira, dia 6”, explica Pelozo.
Até o final de março e começo de abril, aproximadamente 23% dos proprietários da região tinham efetivado o cadastro, percentagem que aumentou de forma considerável até terça-feira, 28, quando chegou a 40%, correspondendo, de acordo com o diretor a 3,5 mil propriedades cadastradas na região.
O CAR é a etapa inicial para o registro eletrônico da propriedade rural no Sistema Eletrônico do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), instituído pela lei federal 12.651/112 e tem por finalidade, realizar o diagnóstico ambiental das propriedades, englobando a situação das áreas de preservação permanentes (APPs), áreas de reserva legal (ARLs), áreas de uso restrito e as consolidadas.
Para o proprietário rural, o cadastro ambiental será exigido no cartórios para registros de imóveis, transferência de propriedades, averbação de georreferenciamento, desmembramentos de matrículas e loteamentos, entre outras operações.
Também será exigido pelas instituições financeiras em operações de financiamento rural.