Encerrou nessa segunda-feira, 4, o prazo para os eleitores que deixaram de votar ou não justificaram a ausência nas últimas três eleições regularizarem as suas situações com a Justiça Eleitoral. Quem não compareceu aos cartórios eleitorais para realizar os procedimentos legais, terá os títulos cancelados.
No Cartório Eleitoral de Dracena, que abrange também Ouro Verde, segundo o chefe, Moacir Auresco, um total de 460 eleitores que precisavam se regularizar, somente 20 realizaram o procedimento obrigatório durante o prazo de 60 dias concedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desses 460, 395 eleitores são de Dracena e 65 de Ouro Verde. Dos 20 que se regularizam no Cartório, todos são de Dracena e nenhum de Ouro Verde. Isso significa que 440 terão os títulos cancelados pelo TSE nos próximos dias.
No último dia para normalizar os títulos, segunda-feira, de acordo com Auresco, o movimento foi intenso, mas para regularização das faltas em uma ou duas eleições e não nas três últimas ausências. Cada turno corresponde a uma eleição.
Para se regularizar o eleitor tinha que pagar uma multa de R$ 10,53. Auresco enfatiza que o cancelamento do título não é imediato. “Vai ocorrer nos próximos dias em medida a ser anunciada pelo TSE”, informa o chefe.
Auresco acredita que uma parte dos ausentes no Cartório para regularização, pode ter mudado de cidade e transferido o título para outro município. Nesses casos, os títulos não serão cancelados.
Apesar da medida de cancelamento, o eleitor ausente poderá ter sua situação normalizada, após o TSE determinar o cancelamento dos títulos. “Ele deverá comparecer ao Cartório, recolher a multa e realizar os procedimentos necessários”, orienta Auresco.